terça-feira, 17 de agosto de 2010

Reverb e suas aplicações

Uma coisa que não pode faltar em uma mixagem com certeza é o reverb, mas como devemos usar, e em qual hora devemos usar...?

O reverb tem vários parâmetros e através desses parâmetros podemos tanto estragar o áudio como deixa-lo mais agradável para o ouvinte.
Em qualquer ambiente que esteja fechado teremos os primeiros som, ou seja ondas, se propagam pelo ambiente fazendo o famoso zigue-zague, nisso essas primeiras ondas se misturam com novas ondas geradas pela primeira...

Pra vocês entenderem essas primeiras reflexões se chama early reflections... abaixo uma figura da forma que o som se propaga:


Não vou entrar muito a fundo no assunto, mais vou deixar aqui o que significa os parâmetros básicos para começar a entender o reverb:

Size: Determina o tamanho da sala.

Pre delay: Ele controla o tempo entre o sinal original e as primeiras reflexões. Uma dica aqui é a seguinte, se deixarmos o pré delay curto vai dar a impressão de um ambiente pequeno, e se deixarmos o pré delay longo teremos um ambiente maior.

Densidade: Está ligada a quantidade de superfícies difusoras do ambiente, quanto menos difusores maior será o numero de reflexões.

Time: O tempo que o reverb vai atuar, quanto maior o numero, mais tempo o reverb irá soar.

Decay: Controlamos o tempo que o reverb vai ficar soando, funciona mais ou menos como um gate.

Os tipos de reverb.

Temos os tipos de reverbs mais usados como:

Hall
Plate
Room
Chamber
Reverse

Podemos aplicar os efeitos individuais ou até mesmo em combinação... vai depender de cada estilo musical.

Abaixo os reverbs em uma caixa de bateria:

Sem reverb

Room

Plate

Hall

Reverse

Abaixo os reverbs em uma voz:

Sem reverb

Room

Plate

Hall

Reverse


Não deixe de deixar seu comentário e um grande abraço. Deus abençoe.

2 comentários:

Unknown disse...

E ae Danilão;;; Paz meu mano...
carinha... gosto muito de todos os seus Posts aqui... acompanho já há 3 meses... quando comecei com a Idéia de montar um home studio, pra ajudar os irmão da minha igreja, que desejam gravar... mas entrei nesse negócio sem saber nada... e que Graças a Deus, consegui te encontrar, na net, o lugar onde mais busco soluções para novas coisas.... e me ajudou bastande com tudo que vc posta e suas vídeo aulas que ainda não tive como comprar, mas que pela fé Deus vai me dar as duas vídeo aulas do Nuendo e a do Melodyne....
Mano... vc manda muito bem..
Peço a Deus que continue te abençoando muito em toda a sua vida...
E valew pelo Post e por todos os outros... são de muita ajuda...
Abraços!!!

ARTSOM STUDIO disse...

Amém Tiago, fico agradecido de suas palavras, e saber que tenho ajudado as pessoas como você... Espero contribuir mais, e que Deus abençoe a cada dia... e continue acompanhando o blog que sempre estou postando coisas novas. Grande abraço fique com DEUS.

Postar um comentário

Comente este artigo que acabou de ler.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.