sábado, 13 de fevereiro de 2010

O Compressor.

Olá pessoal boa noite, espero que estejam todos bem... Bom vou dar uma prévia sobre o compressor. Pra que está iniciando no áudio, o Compressor nada mais é que um regulador de dinâmica do sinal de áudio. Isso nada mais é que, quando nós temos uma voz por exemplo que tem variações de dinâmica "volume" ele nos permite deixar esse áudio mais homegêneo, Sem picos e sem partes muito baixas.
Com o compressor podemos atenuar "abaixar" os picos de forma que quando for aumentar o áudio geral o que estava muito baixo será aumentado também, fazendo com que o som baixo fique mais alto e o som alto fique mais baixo, e assim os 2 fiquem quase na mesma altura ou até mesmo com uma taxa de compressão alta podemos deixar na mesma altura.
Para você entender melhor vamos conhecer os parâmetros básicos de uma compressor:

THRESHOLD: Este parâmetro nós iremos decidir onde o compressor começa a atua, ele é medido em db. Um exemplo fácil para aprender sobre o threshold. Vamos supor que colocamos o threshold em - 35 db, quando o áudio chegar nesse nível irá iniciar a compressão, se o áudio não chegar a - 35db o compressor ficará sem utilidade.

RATIO: Depois que regulamos o threshold, iremos regular a sua intensidade. Sempre em ratio vocês verão 2:1 , 3:1 , 5:1, etc... Funciona da seguinte forma: do lado esquerdo é mostrado os db que estão entrando e do lado direito os db que estão saindo, ou seja na prática, vamos supor que passo 3 db da marcação do threshold, o compressor vai mandar para a saida apenas 1 db. Então números menores na esquerda a compressão será mais suave, números maiores na esquerda a compressão será mais forte.

ATTACK: O Attack serve para você ajudar quando o compressor vai começar a atuar, depois que ultrapassar a marca do threshold. Na prática para você liberar os transientes deixe um attack lento, agora caso queira eliminar os transientes você vai usar um attack rápido. Este parâmetro geralmente se ajusta em milisegundos.

RELEASE: O Release faz o papel inverso do Attack, nele ajustamo quando o compressor deixa-ra de atuar. Na pratica para menos sustem na nota usa-se o Release rápido, para uma maior sustem na nota usa-se um release lento, fazendo com que a nota seja comprimida por mais tempo "usa-se muito em guitarras releases mais lentos".

REDUCTION: Aqui é mostrado o tanto que o compressor está reduzindo em db.

IN - OUT: Aqui podemos analisar o quanto temos de entrada, e o quanto temos de saída no compressor, ou seja antes de ser processado, e depois de passar pelos parâmetros.

OUTPUT: Aqui na saída iremos compensar o que foi eliminado pelo compressor, por exemplo, se foi eliminado 5 db, iremos aumentar 5 db no Output de forma com que iremos ter mais ganho, se também iremos aumentar o que estava muito baixo, fazendo assim com que o som fique com mais punch.

HARD KNEE - SOFT KNEE: Neste parâmetro escolheremos se queremos uma compressão forte ou suave. HARD KNEE = Forte . SOFT KNEE = Suave. Lembrando que ela começa depois do ponto do threshold.

Bom pessoal é isso ai, espero que tenham intendido sobre o compressor, e qualquer coisa deixe seu comentário. Grande abraço fiquem com DEUS.

Danilo Gustavo.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente este artigo que acabou de ler.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.