domingo, 25 de julho de 2010

Montando meu Home Studio! Qual placa de som comprar? Parte 3

Olá amigos, dando continuidade ao assunto Montando meu Home Studio, vamos ver sobre placa de som, qual a melhor?
Bom na verdade não tem a melhor nem a pior, pois o que pode ser bom para meu uso não pode ser para você... Por exemplo se você vai gravar apenas voz e violão, vai precisar de no máximo 2 canais... então pra que comprar uma placa de 8 canais...
Bom vamos ao que temos disponível no mercado...

Para 2 canais: Para 2 entradas temos a M-Audio Fast Track, Presonus Inspire 1394, M-Audio Audiophile 2496, Presonus Audiobox... A M-Audio Fast Track, Presonus Inspire 1394 e a Presonus Audiobox não necessitam de mesa já que elas são externas... Já a M-Audio Audiophile 2496 necessita de uma mesa pois ela não tem pré, então recomendo umas das M-Audio Fast Track ou Presonus Inspire 1394

Para 4 Canais: Para 4 entradas temos M-Audio Fast Track pro, M-Audio Fast Track Ultra, M-Audio Delta 44 entre outras... As Fast Track são bem legais recomendo elas.

Para 8 Canais: Para 8 canais de entrada temos bastante opções, M-Audio Profire 2626, Presonus Firepod, Presonus Firestudio Tube, Delta 1010 Lt... A M-Audio Profire 2626 é legal com ela podemos chegar a 26 canais usando adats, a Firestudio Tube já vem com 16 canais de entrada sendo 2 canais com pré valv... A Delta 1010 Lt necessita de uma mesa, já as outras não precisa pois já tem os 8 canais amplificados. Eu ficaria com a Firestudio Tube ou a Profire 2626.

É claro que tem vários modelos, citei aqui os mais conhecidos e que tive a oportunidade de conferir...

Grande abraço e até a próxima.
Danilo Gustavo.

28 comentários:

Anônimo disse...

Olá Danilo! O que voce acha dos mixers com interface usb, como a 1222 FX da Behringer, que podem ser ligadas diretamente no pc, e serem usadas como placas de áudio?

ARTSOM STUDIO disse...

Olá Felipe, olha eu não recomendo muito não... Acho mais viavel você pegar uma placa externa, e futuramente comprar uns prés legal... Mas em todo caso se a grana ta curta tem 2 opções, esperar mais um pouco ou pegar essa ai mesmo. Quantos canais você precisa simultaneos?

Abraço.

Anônimo disse...

Na verdade, estou começando nesse mundo da produção musical. Sou guitarrista e tecladista e toco em duas bandas, sendo que uma está se preparando para gravar e a outra está no processo de composição das canções. Então eu gostaria de fazer umas pré-produções em casa. Conheço um cara que possui uma mesas dessas com interface usb e ela trabalha tranquilamente no nuendo 4 + o reason 4. Gostei muito som que ele está conseguindo com os equipamentos dele.

God Bless!

Anônimo disse...

Atualmente possuo uma Pedaleira BOSS GT-10, ela possui uma saída USB que quando ligada no PC se transforma numa interface/placa de audio. Então se tratando de guitarra estou conseguindo bons sons com ela.

Eu também gosto muito de compor, tenho umas musicas instrumentais. Faço tudo em casa mesmo. Quando for gravar os outros instrumentos (baixo, teclado, vioão, e microfones) vou liga-los na pedaleira pelo bypass, usando ela com placa de audio, entende?
Mas o meu problema é a BATERIA. Estou fuçando o fruity loops pra ver o que consigo fazer, provavelmente devo usa-lo com o Ez Drummer ou o Addictive Drums para obter sons mais reais...

o que vc acha?

God Bless!

ARTSOM STUDIO disse...

Então Felipe, foi como te falei, se você puder pegar um interface externa ótimo, pois nem vai precisar de mesa, mas caso fique dificil pra você, pega esta mesmo que se for pra pré produções está ótimo, depois conforme o tempo você perceber que é preciso melhor a qualidade ai você investe em pré, mic etc... mas pra pré produção essa ai ta de bom tamanho.

Abraço.

ARTSOM STUDIO disse...

Felipe, escute o som da BFD 2 e Superior Drummer 2 você vai gostar com certeza.

ABRAÇO.

Anônimo disse...

Acho que esses programas exigem uma máquina mais potente e específica pra isso não?

Minha configuração: Athlon 64 3000+ (2 GHz), 1Gb RAM, 160 GB, GeForce Zogis FX 5500 256Mb ah... Ruindows XP Professional SP3

Será que eles rodam LEGAL numa máquina dessas?

ARTSOM STUDIO disse...

Então Felipe, precisa um pouco de memória, o ideal seria um Intel core2duo com 4 gb de ram, mas não custa tentar, faz o seguinte, monte a batera e já exporta as peças, pra depois abrir outra coisa, quem sabe da certo. Grande abraço.

Danilo Gustavo.

Felipe B. disse...

Mas o XP 32 Bits não reconhece 4Gb de RAM apenas 3Gb. Montar a beteria no Fruity Loops e exportar as peças? Quais seriam essas peças? Me explique direito isso...

God Bless!

ARTSOM STUDIO disse...

Olá Felipe, para exportar peça por peça só solar com o botão S "Solo" e exportar, faça isso com cada peça da bateria. Abraço.

Sobre os 3 gb do xp 32 bits, realmente ele conhece perto dos 3.5 gb mas 4 gb digo por ser dual channel ele acelera o processamento. Abraço.

Anônimo disse...

Qual a plataforma que voc usa?

Sonar, Cubase, Nuendo...?

ARTSOM STUDIO disse...

Uso o Nuendo. Grande abraço.

Felipe B. disse...

Danilo... estava pensando em comprar um monitor de estúdio para ter uma referência legal do som. Mas a principio não tenho dinheiro pra pegar um legal. Voce poderia me indicar um bom e barato ou uma alternativa a não ser o monitor?

Grato...God Bless!

ARTSOM STUDIO disse...

Olá Felipe... Olha ai que ta o tal de bão e barato rss... Na verdade o monitor vai ser bom o tanto que for o preço pago, não vamos querer comparar um monitor de 4 mil com um de mil entende...

Eu aconselho os krk, são bem legais... mas tem um que é legal pra home também...

Monitor Ativo nEar04

http://www.eaudio.com.br/ecommerce_site/produto_7342_5380_Monitor-Ativo-nEar04

Grande abraço.

Doglair Amaral disse...

Danilo, toco violão e contra-baixo desde os 16 anos, e estou mexendo com audio agora, pra brincar com minhas composições e tentar fazer algo para duplas sertanejas aqui da minha cidade...e será que essa M-Audio Audiophile 2496 2 canais seria o ideal pra mim, já que não pretendo gravar bateria no estudio...pois já uso o Addictive Drums e BFD2. consigo extrair coisas legais desses programas...

Qual pré você me recomenda?

Sendo que não tenho muita grana pra investir...mas conforme as coisas forem andando eu estarei me equipando. Por no instante quero me aprofundar em estudo e video-aulas assim como as suas...

Abraço.

ARTSOM STUDIO disse...

Olá Doglair, legal seu interesse pelo áudio, e você vai gostar dessa área...

Bom vou falar o que acho no seu caso, a placa 2496 vai precisar de uma mesa, pois as entradas não tem pré, então indico pra você uma fast track pro que tem 2 canais de pré, e um pré ampli Blue tube pra começar... Nisso você não vai precisar investir em mesa...

Sobre o softer de batera indico o Bfd 2 ou o Superior Drummer...

Começa nisso ai, depois você vai investindo em pré e microfone que é onde você vai notar a diferença de qualidade...

Sucesso pra você e DEUS ABENÇÕE.

Ghost WebMaster disse...

E ai Danilo, tudo beleza cara? Estou com uma dúvida terrivel! Estou querendo comprar uma interface de audio (Presonus Audiobox / M-Audio Fast Track Pro / Tascam US 144 MKII) Qual dessas você me indicaria? Eu consigo utilizar um pre amp externo (tipo o blue tube) em qualquer uma delas?

Muito obrigado

ARTSOM STUDIO disse...

Olá, Ghost WebMaster... Bom as 3 são bem parecidas... Usb, 2 canais, eu ficaria com a M-audio ou a Presonus... pelo seguinte motivo... Vamos supor que daqui 3 meses você queira trocar... Nos Home Studio todo mundo conhece Presonus e M-audio já tascam não, eu gosto muito de Presonus desde os prés e placa mais em conta como Blue tube, e os eq também até os ADL da vida... Eu na sua pele ficaria com a Presonus... Mas se já tem uma opnião em uma das 2 que não pegaria, vai em frente amigão, as 3 terão resultado, só pegaria a presonus pela explicação acima... Grande abraço e sucesso.

Ghost WebMaster disse...

Muito obrigado Danilo, me ajudou bastante, minha única dúvida agora é se eu poderia utilizar o pre amp externo da Presonus juntamente com a Audiobox. Li em um fórum que não seria possível, fiquei com essa dúvida, pois penso em colocar um pré amp com mais qualidade posteriormente. Obrigado!

Abraço!

Ghost WebMaster disse...

Entrou mais uma placa na disputa, a Focusrite Saffire 6. Continua a Audiobox sendo melhor?

Abraço!

ARTSOM STUDIO disse...

Olá! esta Focusrite Saffire 6 nunca usei, porém a Focusrite tem equipamentos de boa qualidade, ai é tentar saber quem já usou pra ter uma referencia, se alguêm já usou e tem uma opnião sobre deixe o comnetário aqui... Grande abraço.

ARTSOM STUDIO disse...

Ghost WebMaster sobre o préampli na placa, vai usar normalmente, geralmente usam patch bay ai não se usa o pré da mesa e sim só o pré onde está sendo plugado o instrumento.

Grande abraço.

Unknown disse...

OLÁ, DANILO, SAUDAÇÕES. MEU NOME É CARLOS ROBERTO, INICIANTE EM GRAVAÇÕES CASEIRAS. PODERIA ME DIZER, SE SOUBER, POR QUE O PAINEL DE CONTROLE DA MINHA FAST TRACK ULTRA SÓ FICA MINIMIZADO NA BANDEJA DO PC? NO PRIMEIRO DIA DE INSTALAÇÃO O PAINEL ABRIU NA TELA DO PC, MAS DEPOIS DISSO, QUANDO TENTO ABRÍ-LO, SÓ FICA MINIMIZADO. MAS A PLACA FUNCIONA NORMALMENTE, PORÉM NÃO TENHO ACESSO ÀS CONFIGURAÕES DELA. COM ISSO, QUANDO TENTO INSTALAR O PROTOOLS 7.4, ELE NÃO RECONHECE A FAST TRACK E MOSTRA UM AVISO DIZENDO QUE NÃO HÁ O HARDWARE(PLACA M-AUDIO) INSTALADO NO PC, JÁ QUE O PROTOOLS SÓ FUNCIONA COM AS PLACA M-AUDIO. DÁ ESSA FORÇA PARA MIM, MEU AMIGO? AH, PENSEI TAMBÉM QUE PODERIA SER POR QUE O MEU XP SPACK 3 NÃO É ORIGINAL. O QUE ACHA? OBRIGADO.

ARTSOM STUDIO disse...

Olá Fabriciano...

Bom sobre a instalação do Protools confirma pra mim o que você está instalando é o Pro Tools M-Powered, pois esses ai que são para M-audio...

Sobre o painel de controle da placa tenta instalar a versão atualizada... depois disso tenta abrir, se ficar minimizado, faz o seguinte:

Clique na tecla do windows no teclado " bandeira do Windows" com ele selecionado clique em TAB que vai alterar as janelas que estiver abertas em seu windows...

Grande abraço.

Unknown disse...

Olá, me chamo Julio. Estou pesquisando placas de audio e estou a fim de comprar a M-Audio Fast Track Pro... Gostaria de saber se com ela além de gravações em casa, posso levar ela pro palco usando Reason 5, Stylus, Cubase 5, etc...?
A placa vai tirar a latência midi? e qual software de audio você me indicaria pra fazer apresentações ao vivo com mudanças rapidas de timbres e loops com facilidade de play/stop(toco teclado na igreja e em outros eventos), pois achei uma variedades de timbres para reason...queria saber sua opinião...

Desde já agradeço a Atenção...Abraço, fiquem com DEUS.

Unknown disse...

existe alguma maneira de eu usar a placa firestudio tube com o pro tools?

ARTSOM STUDIO disse...

Olá Márcio, se for mac sim, você pode usar o protools HD, agora se for pc, só com placas m-audio ou digi... abraço.

Evandro Junior disse...

Olá! Vc poderia me dizer no caso de uma Xeniyx 18 canais da Beringher qual seria o melhor PC pra usar com ela e tbm a questão do sistema operacional, eu gosto do vista 64 queria saber qual o modelo de pc mais indicado tendo em vista que já vou pegar logo um de 4Gb de Ram e uns 250Gb ou 500GB de disco não sei se será tão necessário um de 500 Gb enfim e com relacão a alguma placa Usb por exemplo como a M-Audio há necessidade de ter uma placa dessas ou uma firewire já que eu já possuo a mesa. E só mais uma coisa, caso não seja necessário comprar uma interface usb ou firewire, o PC que vc me recomendará caso você leia minha pergunta rsrs.. já viria com uma Onboard própria pra gravação profissional? Desde já agradeço. Até mais!

Postar um comentário

Comente este artigo que acabou de ler.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.