sábado, 28 de agosto de 2010

O que não pode faltar na sua mixagem?

Cada um tem seu set de plugins que mais gosta na hora de mixar, então resolvi abri este post onde vamos deixar a lista dos plugins preferidos na hora da mixagem. Vamos deixar por ordem de compressores, reverbs etc... assim fica mais fácil caso alguém nunca usou algum dos plugins de sua lista e posso conhecer também. Abraço a todos e não deixe de deixar seu comentário.
Continuar lendo... "O que não pode faltar na sua mixagem?"

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Canal de Dúvidas - Deixe a sua

Olá pessoal, desculpe a ausência por esses dias, estive terminando alguns trabalhos, e esta semana tive um problema de coluna e tive que ficar 2 dias de molho, mas já estamos de volta graças a DEUS.

Estou recebendo vários emails com dúvidas do pessoal, então resolvi abrir esse canal para as dúvidas, assim uma dúvida resolvida para uma pessoa poderá valer para vários.

Então basta deixar a dúvida abaixo. As dúvidas serão respondidas em novos post. Grande abraço Deus Abençoe.
Continuar lendo... "Canal de Dúvidas - Deixe a sua"

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Produção do CD João Carlos e Alexandre

Boa noite pessoal, mais uma produção finalizada, vou deixar 3 faixas aqui. Grande abraço.

É pouco pra você

Coração de papelão

Não adianta chorar

Continuar lendo... "Produção do CD João Carlos e Alexandre"

Reverb e suas aplicações

Uma coisa que não pode faltar em uma mixagem com certeza é o reverb, mas como devemos usar, e em qual hora devemos usar...?

O reverb tem vários parâmetros e através desses parâmetros podemos tanto estragar o áudio como deixa-lo mais agradável para o ouvinte.
Em qualquer ambiente que esteja fechado teremos os primeiros som, ou seja ondas, se propagam pelo ambiente fazendo o famoso zigue-zague, nisso essas primeiras ondas se misturam com novas ondas geradas pela primeira...

Pra vocês entenderem essas primeiras reflexões se chama early reflections... abaixo uma figura da forma que o som se propaga:


Não vou entrar muito a fundo no assunto, mais vou deixar aqui o que significa os parâmetros básicos para começar a entender o reverb:

Size: Determina o tamanho da sala.

Pre delay: Ele controla o tempo entre o sinal original e as primeiras reflexões. Uma dica aqui é a seguinte, se deixarmos o pré delay curto vai dar a impressão de um ambiente pequeno, e se deixarmos o pré delay longo teremos um ambiente maior.

Densidade: Está ligada a quantidade de superfícies difusoras do ambiente, quanto menos difusores maior será o numero de reflexões.

Time: O tempo que o reverb vai atuar, quanto maior o numero, mais tempo o reverb irá soar.

Decay: Controlamos o tempo que o reverb vai ficar soando, funciona mais ou menos como um gate.

Os tipos de reverb.

Temos os tipos de reverbs mais usados como:

Hall
Plate
Room
Chamber
Reverse

Podemos aplicar os efeitos individuais ou até mesmo em combinação... vai depender de cada estilo musical.

Abaixo os reverbs em uma caixa de bateria:

Sem reverb

Room

Plate

Hall

Reverse

Abaixo os reverbs em uma voz:

Sem reverb

Room

Plate

Hall

Reverse


Não deixe de deixar seu comentário e um grande abraço. Deus abençoe.
Continuar lendo... "Reverb e suas aplicações"

domingo, 15 de agosto de 2010

Acho que vou desistir e mudar de profissão! Será que devo?

Quem nunca pensou em desistir de um ideal? acho que 90% das pessoas já passaram ou irão passar por algum momento assim, e conosco também não é diferente... As vezes até pensamos em fazer 1 curso do tipo administração ou engenharia, e já vem na mente se não der certo no estúdio pelo menos tenho algo garantido...

Pois resolvi escreve sobre isso pois muitas pessoas já pensaram em desistir de Música ou Áudio, assim como eu tentei um dia... Falo pra vocês que essa não é uma boa ideia.

Estou na música a 12 anos, e no áudio a 6 anos... Logo que comecei a música era 24 horas com um violão na mão mas confesso que passando seus 6 anos já começou vim aqueles pensamentos: será que devo continuar mesmo nessa profissão... e fora os parentes falando que isso não da dinheiro rsss.

Bom consegui passar essa fase Graças a DEUS, participei de bastante bandas onde peguei bastante experiência musical. Depois veio o interesse pelo estúdio, mas não tinha dinheiro para bancar os equipamentos, ai já vem outra história...

Compra um mic ali, um cabo aqui e por ai vai... Depois que começamos a gravar, bem no inicio mesmo, quantas vezes fazia uma mixagem e entregava para o cliente e lá vem ele no outro dia falar que a gravação não estava igual a gravação de um Artista famoso... e la vai eu escutar a referencia para tentar chegar, e pior nunca chegava...

Depois que vamos amadurecendo tanto como pessoa e como profissionais, vamos pegando experiência que a vida vai nos ensinando... na época poderia falar para a pessoa que me procurou que jamais um cd com equipamentos limitados vai soar igual ao equipamentos analógicos de grande porte... isso não adianta discutir que não vai chegar mesmo... porém com um equipamento legal que está ao nosso alcance de compra, conseguimos tirar um som que muitos vão pensar que foi gravado em estúdios com um equipamentos fora do comum...

Nessas de que o cd não soou igual a de grandes Artistas, e que o volume não chegou no volume de outro cd e etc... já pensei em desistir várias vezes, tanto que fui convidado a trabalhar em outras áreas que não tinha nada a ver com o meu trabalho que é música, áudio etc...

E falo que se eu tivesse parado iria me arrepender muito, pois na verdade nosso futuro só depende de 2 coisas nossa dedicação e em primeiro lugar de DEUS... Sempre procuro me aprimorar a cada dia, e a cada mixagem é uma lição onde descubro novas formas de aplicação de efeitos, equalizações etc... E falo pra vocês que são poucas as pessoas que vai falar pra você ir em frente, a maioria vão falar que é melhor arrumar outra coisa...

Hoje Graças a DEUS produzi e mixei Artistas que já são reconhecidos nacionalmente, mas isso não pra mérito meu, mas sim vejo como reconhecimento do trabalho, e acredito que todo mundo tem sua hora, basta ter perseverança e acreditar que tudo vai dar certo.

Para todos que estão pensando algo negativo, pensa sempre positivo que se você pegar uma mixagem que você fez a 3 anos atrás e pegar uma que você fez ontem, verá uma grande diferença, e ai você vai ver que está melhorando e muito... assim como eu estou melhorando a cada dia e tenho muito pra melhorar.

Boa sorte nessa empreitada e sucesso sempre pessoal. Deus abençoe.
Continuar lendo... "Acho que vou desistir e mudar de profissão! Será que devo?"

sábado, 14 de agosto de 2010

Gravei bateria mais não gostei do bumbo, e agora?

Quem não já passou por algum momento em que gravou uma bateria, e depois não gostou do timbre do bumbo ou caixa... pra isso temos um plugin em que podemos alterar o timbre de qualquer peça de uma bateria, apenas escolhendo uma amostra "sampler" de uma peça de outra bateria.

Como funciona?
Simples e prático, o plugin se chama Drumagog, ele é usado no insert de seu software, vamos supor que você está na pista do bumbo, o que você vai fazer é abrir o plugin como se fosse um equalizador, depois de aberto você vai selecionar o timbre desejado.

Além disso o programa te da a possibilidade de controlar a dinâmica e quando ele começa atuar que seria a sensibilidade.

O Drumagog é muito simples de usar e muito prático, podemos fazer isso em qualquer peça de uma bateria, bumbo, caixa, tons etc...

E os Overs e Room como fica?
O certo é deixar o som legal na passagem, para poder evitar o uso do plugin, pois podemos trocar peças separadas, mas os overs e room continuam com as peças originais que foram gravadas...
O que podemos fazer é o seguinte: podemos usar o mesmo over da gravação ou criar uma nova sala com um reverb, já os overs não é legal mexer por causa dos pratos.

Não deixe de deixar seu comentário e um grande abraço. Deus abençoe.
Continuar lendo... "Gravei bateria mais não gostei do bumbo, e agora?"

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Qual a ordem certa dos plugins?

Geralmente em uma mix usamos equalizador, compressor, reverb, delay, entre outros. O equalizador faz a função de Timbrar o áudio, o compressor controlar a dinâmica e reverb e outros do gênero é para efeitos. Se formos pela lógica o compressor não pode ser em primeiro, porque como ele é pra controlar a dinâmica, se pegarmos um áudio sem trata-lo e usar um compressor ele vai atuar também nas frequências indesejáveis, então o certo é Timbrar o áudio, ou seja cortar frequências que estejam sobrando pois quando formos comprimir, iremos controlar a dinâmica do áudio final. Bom Entao sabemos que primeiro temos o equalizador, em segundo e compressor e em terceiro os efeitos como reverb, delay etc. É claro que temos outros processadores, podemos incluir depois do compressor em alguns casos um deesser, limiter, entre outros... Tudo vai depender de cada caso.

Quais os melhores plugins?

Como tem vários plugins no mercado fica difícil falar o melhor, mas os que gosto são: Waves, Ssl, Oxford, os Api também são bons, entre outros... Equalizador fico com o Req 6 acho ele bem preciso, compressor fico com o C1, Rcomp, SSL, Oxford também são legais, e reverb sem dúvidas é o Altiverb. O negócio é se habituar com o plugin e explorar tudo que ele pode oferecer.

Não deixe de deixar seu comentário e um grande abraço. Deus abençoe.
Continuar lendo... "Qual a ordem certa dos plugins?"

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Reverbs

Usar um reverb nada mais é que simular um ambiente, seja ele qual for. Podemos fazer isto através de periféricos externo ou plugins. Os reverbs ao contrário de um compressor ou equalizador , geralmente não são usados nos insert, isto porque os insert funcionam da seguinte forma : O áudio passa pelo processador e volta processado, ou seja, ele volta alterado. Pra vocês entenderem, é como você pegar um carro e ir em uma oficina e voltar com um carro novo.

Bom sempre usamos o reverbs como auxiliar, o próprio nome já diz, auxiliar de auxilio, então o que acontece é o seguinte: Ele pega o áudio acrescenta o efeito e retorna o áudio original mais o efeito, no mesmo exemplo pra vocês entenderem, vamos com o carro a uma oficina e voltamos com o mesmo carro modificado apenas.

Usar como Insert ou Auxiliar?
Agora o porque usar o reverb como auxiliar e não insert , simples, imagina uma música com, violão , teclados , Back, etc... Se for usar um reverb para cada instrumento aja computador pra aguentar, então como auxiliar podemos abrir um reverb e usar este reverb para todas as trilhas, e detalhe podemos controlar o volume independente de cada canal. Geralmente não uso só um reverb em uma mix, isto porque cada instrumento requer seu espaço, uns em um ambiente maior, outro menor, e assim por diante. Lembramos que o reverb leva o instrumento para traz, ele da profundidade ao instrumento, quanto mais reverb mais longe estará o instrumento, então cuidado para não deixar a mix toda molhada de reverb, de forma que perdemos a nitidez de cada instrumento. Outra coisa importante é o tempo que o reverb começa a atuar e também que deixa de atuar, uma dica, quanto mais rápida a música, mais rápida devemos cortar ele, agora quando a música for lenta aí temos espaço para deixar ele soar. Além disso os reverbs conta com equalizador e outras funções.

Agora que sabemos o básico de um reverb, qual o melhor?...
Bom vou falar os que gosto mais e índico - Lexicon é o meu preferido, mas chegam em um custo um pouco alto, mais compensa... A opção é usar os plugins Altiverb ou Wizzo Verb, nós 2 podemos usar convolução dos mais famosos reverbs da Lexicon, e com certeza tem uma ótima sonoridade.

Não deixe de deixar seu comentário e um grande abraço. Deus abençoe.
Continuar lendo... "Reverbs"

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Qual equipamento você usa em seu estúdio?

Bom dia pessoal, só para trocar informações sobre o que cada um usa em seu estudio, vamos deixar aqui o setup de equipamentos como: Microfone, Placa de som, Compressor, Pré amplificador, etc...

Não deixe de deixar seu comentário e um grande abraço. Deus abençõe.
Continuar lendo... "Qual equipamento você usa em seu estúdio?"

Mudança...

Olá pessoal! Alterei as cores do Blog pra ficar mais fácil a leitura, espero que tenham gostado, qualquer coisa deixe comentários. Abraço a todos ótima semana.
Continuar lendo... "Mudança..."

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mixagem, o cd está quase finalizando...

Olá amigos, hoje fiz algumas mix, e uma delas deixei no Twitter, abaixo o vídeo. abraço a todos...


Não deixe de deixar seu comentário e um grande abraço. Deus abençõe.
Continuar lendo... "Mixagem, o cd está quase finalizando..."

domingo, 8 de agosto de 2010

Mixagem, agora uma Balada.

Olá pessoal, está música já é uma baladinha, abaixo o vídeo da mix...

Continuar lendo... "Mixagem, agora uma Balada."

Mixando novo projeto...

Olá amigos... Mais uma mix, abaixo o vídeo. Abraço;

Continuar lendo... "Mixando novo projeto..."

sábado, 7 de agosto de 2010

Mixando!

Mais uma mix... da dupla João Carlos e Alexandre...

Continuar lendo... "Mixando!"

Gravando Teclado

Um vídeo da gravação de teclados, no cd de Lilian Ladislau... breve será o lançamento. Abaixo o Vídeo. Abraço.

Continuar lendo... "Gravando Teclado"

Gravação Voz Lilian Ladislau

Opa amigos, esta semana Lilian Ladislau gravou a voz aqui no estúdio, deixa na twitcam, abaixo o vídeo, a produção está quase completa, finalizando vou mixar e deixo o link aqui. Abraço a todos.

Continuar lendo... "Gravação Voz Lilian Ladislau"

Mixagem...

Oi Pessoal, ontem fiz uma mix de um produção que finalizei e deixei no twitcam, abaixo o vídeo. Grande abraço a todos.

Continuar lendo... "Mixagem..."