sábado, 31 de julho de 2010

Produção CD Diego torres e Tiago

Olá pessoal! Finalizado a produção do novo Cd da dupla Diego Torres e Tiago, abaixo quatro músicas finalizadas que Produzi espero que gostem. Grande abraço a todos.


Estrela vem

Forca estranha

Ilusão

Me beija

Continuar lendo... "Produção CD Diego torres e Tiago"

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Termos técnicos usados em áudio

Sempre o pessoal me manda email perguntando sobre alguma palavra que escutam mas não conseguem colocar na prática, vou colocar algumas das mais usadas aqui, e se você se deparou com alguma deixe um comentário que assim que possível respondo.

Altas - Altas nada mais é que agudos, quando alguém se referir em "sinto falta das altas" está se referindo aos agudos aprox. 8 Khz.

Altura - A pessoa está se referindo a uma frequência entre 20 hz a 20 khz, ai onde entra as baixas " Graves" e altas "Agudos".

Ambiência - Quando alguém se refere a tipo a frase "Nessa bateria vamos colocar só uma ambiência" ele se refere a um espaço criado através de equipamentos de reverb seja ele analógico ou digital "plugins" tente usar um room em um plugin e você vai sentir que vai gerar uma ambiência.

Atenuação - Quando se fala em atenuar tal frequência, se refere em diminuir o volume dela, também pode ser em alguns instrumento através dos faders.

Balance - Nada mais é que o famoso L e R.

Bass-Traps - Usados para absorção de graves em salas.

Beat - Usado para dar o andamento a música, por isso os músicos perguntam " Qual o beat da música?"

Bypass - Uso muito isso para saber o som flat e o som processado pelo equipamento ou plugin, ele nada mais é que um botão para deixar o som natural sem alterações feitas pelo equipamento.

D/A - Nada mais é que a conversão de um sinal de áudio Digital para o Analógico.

EFX - Abreviação de Efeitos.

Fade - usamos para inicio e fim de músicas, os famosos fade in e fade out, fade in para inicio e fade out pra fim.

Harmônicos - Nada mais é que frequências múltiplas das primeiras ou seja, se uma nota começa em 20Hz ela também terá 40 - 80 - e por ai vai.

Intensidade - "Quero mais intensidade" mais volume, mais som, "Quero pouca intensidade " menos volume , suave.

Noiseless - Captadores Noiseless, muito utilizados em fender, Noiseless significa que aquele equipamento não téra ruidos.

Pad - Sempre tem este botão em pré ampli, mesa de som etc... são usados para atenuar db, geralmente -20 db -40db depende do equipamento.

É isso pessoal, tem muita coisa sobre termos técnicos usados em estúdio, mas com o tempo vamos aprendendo, espero ter ajudado em alguma coisa.

Grande abraço.
Danilo Gustavo.
Continuar lendo... "Termos técnicos usados em áudio"

Teoria Musical - Parte 1

Olá amigos, espero que estejam bem... Vou começar um assunto muito importante sobre Teoria Musical, pra mim é muito útil em tudo, desde intervalos para gravar violões e guitarras, e para escrever arranjos, se ganha muito tempo... Bom então vamos lá...

A figura abaixo se chama Pentagrama ou Pauta, é onde escreveremos as notas musicais "figuras", tudo que for escrito nela um músico que conheça teoria musical vai tocar sem dificuldade.

A pauta é dividida de linhas e espaços, ou seja de baixo pra cima temos 5 linhas "Não confunda com corda de violão" e também temos 4 espaços.

Então primeira coisa que temos que saber é isso.



Após isso temos as claves, a clave que mais uso é a de Sol pois meu instrumentos é Violão e Guitarra, porém temos Clave de Sol, Fá e outras, vou explicar a clave de Sol que creio que é a que mais utilizamos, A calve de fá e para instrumentos mais graves como Contra Baixo.

Abaixo a clave de Sol e de Fá:









Pronto, vamos começar pela clave de Sol. A clave de sol assim como todas as clave são colocadas no inicio da música, sendo assim o músico vai saber onde se localizará as notas que serão escritas na pauta. Na clave de sol a nota sol se encontra na segunda linha como mostra a figura abaixo:



Bom sabemos que a nota sol está na segunda linha da pauta, automaticamente a próxima nota é Lá e vai ficar no segundo espaço, e assim por diante terceira linha SI, terceiro espaço Dó e por ai vai...



Então para esta primeira matéria decoramos as notas nas linhas e espaços.

Linhas de baixo para cima: MI - SOL - SI - RÉ - FÁ

Espaços de baixo para cima: FÁ - LÁ - DÓ - MI

Além destas 5 linhas e 4 espaços temos as linhas e espaços suplementares como mostra a figura abaixo:








Grande abraço e até o próximo post.
Danilo Gustavo.
Continuar lendo... "Teoria Musical - Parte 1"

Produção Musical!

Olá pessoal , esta semana finalizei alguns trabalhos de Artistas onde fiz a produção completa, entre no link abaixo para conhecer. Grande abraço.

PRODUÇÃO MUSICAL CLIQUE AQUI!
Continuar lendo... "Produção Musical!"

domingo, 25 de julho de 2010

Montando meu Home Studio! Qual placa de som comprar? Parte 3

Olá amigos, dando continuidade ao assunto Montando meu Home Studio, vamos ver sobre placa de som, qual a melhor?
Bom na verdade não tem a melhor nem a pior, pois o que pode ser bom para meu uso não pode ser para você... Por exemplo se você vai gravar apenas voz e violão, vai precisar de no máximo 2 canais... então pra que comprar uma placa de 8 canais...
Bom vamos ao que temos disponível no mercado...

Para 2 canais: Para 2 entradas temos a M-Audio Fast Track, Presonus Inspire 1394, M-Audio Audiophile 2496, Presonus Audiobox... A M-Audio Fast Track, Presonus Inspire 1394 e a Presonus Audiobox não necessitam de mesa já que elas são externas... Já a M-Audio Audiophile 2496 necessita de uma mesa pois ela não tem pré, então recomendo umas das M-Audio Fast Track ou Presonus Inspire 1394

Para 4 Canais: Para 4 entradas temos M-Audio Fast Track pro, M-Audio Fast Track Ultra, M-Audio Delta 44 entre outras... As Fast Track são bem legais recomendo elas.

Para 8 Canais: Para 8 canais de entrada temos bastante opções, M-Audio Profire 2626, Presonus Firepod, Presonus Firestudio Tube, Delta 1010 Lt... A M-Audio Profire 2626 é legal com ela podemos chegar a 26 canais usando adats, a Firestudio Tube já vem com 16 canais de entrada sendo 2 canais com pré valv... A Delta 1010 Lt necessita de uma mesa, já as outras não precisa pois já tem os 8 canais amplificados. Eu ficaria com a Firestudio Tube ou a Profire 2626.

É claro que tem vários modelos, citei aqui os mais conhecidos e que tive a oportunidade de conferir...

Grande abraço e até a próxima.
Danilo Gustavo.
Continuar lendo... "Montando meu Home Studio! Qual placa de som comprar? Parte 3"

Montando meu Home Studio! Qual configuração ideal para meu pc? Parte 2

Ola pessoal , vamos falar um pouco sobre configuração de pc para home studio.

Eu particularmente uso intel a 8 anos e sempre me atendeu perfeitamente. Vamos aos detalhes de cada peça...

- Processador, sem dúvidas fico com o core 2 duo, muito eficiente nas horas que precisamos de maior desempenho, ainda não testei o novo I7.

- Placa mãe , fico com asus porém que tenha o chip set intel.

- Memória , sempre uso 4 gb, apesar que ultilizo xp e ele reconhece 3/5 da memória mas nunca tive problemas, um detalhe importante é colocar memória dual channel para um melhor desempenho.

- Hd , quanto maior em gb melhor , aí vai depender de suas produções, as vezes você vai estar gravando 4 Artista só aí vai uns 60 gb dependendo do projeto. Pra você não ter dor de cabeça coloque 1 de 500gb e depois vai aumentando conforme for preciso.

- Placa de vídeo , é muito importante também, pois os softers tem muito design e vu´s que consome processamento, Entao com uma placa se vídeo de 250 de memória está legal, mas se puder coloque uma de 500 , aí você vai estar com uma placa top.

Valeu pessoal, até a próxima.
Danilo Gustavo.
Continuar lendo... "Montando meu Home Studio! Qual configuração ideal para meu pc? Parte 2"

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Produção CD Bia Packer

Boa noite amigos, mais um trabalho finalizado... Este Cd foi bem bacana de produzir, um estilo pop bem atual... Bom neste Cd fiz arranjos, produção, mixagem e violões... Vou deixar aqui 3 faixas espero que gostem.


Give me

Heartless for you

You are above


Visite o Blog de Bia Packer Clique aqui!
Continuar lendo... "Produção CD Bia Packer"

Grupo Tradição

Olá pessoal, desculpe a ausência por alguns dias, estive finalizando alguns trabalhos, mas estamos de volta... Bom vou deixar aqui uma música que está no novo cd do Grupo Tradição, o qual fiz a mixagem. Este Cd contém 19 faixas e será lançado muito em breve. Abraço a todos.


Perigo

Continuar lendo... "Grupo Tradição"